NOTA OFICIAL DE REPÚDIO DA CNTA – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO E AFINS

MAIS UMA TRAGÉDIA, BASTA DE ACIDENTES E MORTE!
.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), vem por meio desta, expressar todo seu lamento e repúdio diante da morte do companheiro José Eudes Ferreira da Rocha, no último dia 30 de agosto, vítima de acidente fatal de trabalho nas dependências da empresa JBS, unidade Samambaia, no Distrito Federal.
.
A morte trágica do senhor José Eudes Ferreira da Rocha é mais uma comprovação das condições degradantes de trabalho às quais são submetidos os trabalhadores das indústrias frigoríficas.
.
A sede insaciável de lucros das empresas está adoecendo e matando de forma violenta homens e mulheres trabalhadoras, jovens, pais e mães de famílias que perdem a vida num mundo do trabalho onde a única coisa que interessa é a produção.
.
Organizado pela ganância desmedida das empresas, o processo de trabalho se parece cada vez mais com um filme anunciado de mutilações, acidentes e mortes.
.
A CNTA se solidariza com a família, amigos, companheiros de trabalho do senhor José Eudes Ferreira da Rocha e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Brasília/DF, que está tomando todas as providências cabíveis para a investigação e punição dos responsáveis.
.
Habitualmente, as empresas têm como prática responsabilizar o próprio trabalhador pelo acidente. Esse método nefasto tem como objetivo culpar a própria vítima, invertendo os papéis reais. Por isso, exigimos uma investigação transparente do acidente, com participação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Brasília/DF.
.
Exigimos também a revisão dos procedimentos de segurança na empresa e maior investimento em segurança preventiva.
Atenciosamente,
Artur Bueno de Camargo Junior