Depois da pandemia, onde nosso Sindicato se viu impedido de realizar aglomerações nas portas de fábrica, voltamos a realizar plenamente nossas assembleias com nossos trabalhadores. Aproveitando a data-base de setembro, temos negociações de Convenção Coletiva de Trabalho dentro dos setores de panificação, confeitaria, cacau, massas, sorvetes, água mineral, laticínios, produtos derivados, milho, soja, óleos vegetais, vinagre, pesca, torrefação, moagem de café, inorganizados.
Além disso, fechamos Acordos Coletivos de Trabalho específicos com empresas específicas, separadamente das categorias acima citadas: a AMBEV (bebidas em geral), a ARCOR/BAGLEY (massas e biscoitos), a PEPSICO (massas), a BIMBO (panificação), a WICKBOLD, a GELCO (inorganizados), a BIO SPRINGER (sorvetes), a ALIBRA (laticínios) e finalmente a SUSTENTARE (inorganizados).
É exatamente nesta época do ano que o Sindicato tem os maiores enfrentamentos na luta por melhores condições de salários, benefícios e empregabilidade em prol dos nossos representados.
Não podemos deixar de dizer que todos os anos o patronal não quer dar NADA para seus trabalhadores, mesmo quando é sabido que sua margem de lucro supera expectativas num mercado onde qualquer tipo de crise, seja local ou mundial, quase nunca atinge o setor industrial alimentício.
E é exatamente neste momento que nós – SITAC – demonstramos nossa vital importância para os trabalhadores e trabalhadoras da nossa base territorial. É a forma com que fazemos jus à nossa existência: lutando para que o patrão não deixe de melhorar os salários e os valores dos benefícios, para que estes benefícios não deixem de existir, mesmo porque muitos benefícios não são uma obrigação prevista em lei trabalhista. Aliás, a maioria destes benefícios é uma conquista sindical histórica.
O trabalhador deve entender que se não fosse pelo seu Sindicato, seu salário seria bem menor hoje e praticamente 90% dos benefícios não deveriam existir. E o que mantém nosso Sindicato forte diante das negociações é baseado em três pilares fundamentais: o histórico de credibilidade do SITAC conquistado ao longo destes 91 anos de existência, a união com nossos trabalhadores que atuam nas indústrias de alimentação de nossa base territorial, e o reconhecimento que nossos sócios ativistas depositam em nosso trabalho incansável e que anualmente se traduz em melhorias consolidadas nos acordos e nas convenções que, popularmente, são chamados de dissídio pela maioria dos trabalhadores.
Precisamos nos fortalecer ainda mais, para que possamos avançar em direção ao fortalecimento da nossa categoria. O trabalhador fortalece o Sindicato e juntos conquistam melhores pisos, aumentos nos salários e nos benefícios, além de novas conquistas para melhorar a vida pessoal e familiar do(a) trabalhador(a).
Afinal de contas, entramos na primavera e vamos avançando nas negociações. Todo ano é assim. Então que nossas negociações terminem em flores (em forma de aumentos reais) a todos os nossos representados
Saudações sindicais!!!
Marcos Araujo
Presidente do SITAC
Comments are closed.